Missionário brasileiro da Igreja Mundial em Moçambique é baleado em ataque de rebeldes

Um pastor missionário brasileiro em Moçambique foi baleado na última terça-feira, 29 de outubro, num ataque de rebeldes do país, mas foi socorrido e passa bem.
Itamar Fernandes é pastor na Igreja Mundial do Poder de Deus e integra a Missão Internacional de Evangelização para o Interior da África, entidade que prestou suporte imediato ao pastor.
O ataque ocorreu quando Fernandes viajava num comboio de 20 carros, rumo a Maputo, capital do país, onde iria participar de uma reunião religiosa. O pastor foi atingido por uma bala na bacia, que foi retirada numa cirurgia de emergência. Na última quinta-feira, 31 de outubro, os médicos o submeteram a novo procedimento cirúrgico para retirada de estilhaços do projétil que estava próximo a sua coluna.
A autoria do atentado é atribuída a rebeldes do grupo Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), que não reconhece o governo instituído e recentemente  anunciou o rompimento do acordo de paz firmado em 1992 para cessar a guerra civil do país, que resultou na morte de um milhão de civis.
“Estamos preocupados, mas sabemos que a população não quer uma guerra”, disse Fernandes em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. Ele ainda informou que as autoridades orientaram os 5 mil brasileiros que vivem no país a se concentrarem nas cidades, deixando o interior e as aldeias. “Mas não é seguro fazer isso agora, há ataques, e muitas vezes não dá mais para sair”, lamentou.